A criação, design e paginação de livros, revistas, catálogos e brochuras é uma área do design gráfico em que o objectivo é transmitir credibilidade, confiança e competência da empresa, produtos e/ou serviços. e tem de fazer parte do plano de estratégia e comunicação da empresa.
Uma boa peça de design editorial ajuda os comerciais da sua empresa a gerar notoriedade e consequentemente vendas, assim como ajuda a transmitir aos seus clientes o posicionamento da empresa e dos produtos ou serviços, ajudando a manter a marca e os produtos na memória do consumidor.
O design editorial deverá passar uma mensagem clara, objectiva, concreta, assim como apresentar os atributos mais relevantes da empresa, produto ou serviço.
Processo de criação de um suporte de design editorial
1 – Análise e reflexão de como é a dinâmica da interacção com os clientes, dos contextos em que a brochura ou catálogo vai ser entregue e quais os objectivos desta peça. Aconselhamento a nível de conteúdos tendo em conta a realidade do negócio.
2 – Recolha de todos os conteúdos (textos, imagens, gráficos).
3 – Criação da estrutura da informação e divisão dos conteúdos pelas páginas. Seleciona-se a informação a colocar, eliminando a redundante e criam-se destaques/títulos que ajudem a segmentar a informação e a tornar a leitura fácil (se for necessário, a DesignarteTM presta o serviço de criação de conteúdos, sejam eles em formato texto, gráfico ilustração ou fotografia).
4 – Criação de uma maqueta inicial com algumas páginas para que o cliente possa avaliar o se o design gráfico está coerente com o pretendido.
5 – Aprovado o design gráfico da brochura, livro ou catálogo por parte do cliente, a DesignarteTM pagina as restantes páginas.
6 – Após uma revisão e validação de todos os textos por parte do cliente, passamos para a fase de elaboração da arte-final.
7 – Acompanhamento do processo de impressão até à entrega.